Seção com livros e artigos para download

Livros Publicados

Artigos

Por uma filosofia de enfrentamento das epidemias

Este artigo aborda a partir do motivo literário que serve de embreador para o Decamerão de Boccaccio, a temática do enfrentamento das epidemias. Apresenta-se neste artigo o desenvolvimento do que se tornará a filosofia moral e depois o utilitarismo em uma perspectiva crítica. Ao fim, destaca-se os mecanismos para a precarização da vida em situações pandêmicas e os meios para a superação de tal precarização, em favor dos direitos e da dignidade de cada pessoa humana.

Mito, Representações e Gênero em Medeia de Eurípides

O objetivo deste artigo é observar os aspectos representacionais do mito de Medeia na tragédia homônima de Eurípides. Pretende-se entender não apenas as variáveis dessa representação do mito no tragediógrafo ateniense, mas como o autor imprime em sua protagonista aspectos das identidades fluidas de gênero características das possibilidades de atuação social das mulheres da Atenas Clássica.

A caracterização de Hécuba na Ilíada, no Ciclo Troiano e no drama de Eurípides

Os mitos gregos pertencentes ao chamado Ciclo Troiano estão presentes nas obras homéricas Ilíada e Odisseia . Porém, tais mitos foram disseminados em vários outros textos literários por conta da influência de tais narrativas no mundo grego na Antiguidade. Este artigo lança mão do mito de Hécuba, rainha troiana, e analisa-o em suas expressões nas obras homéricas e em outros autores.

Concepções estóicas em Troianas de Sêneca

A tragédia de Sêneca evoca, para além dos dramas gregos que servem de base para os seus enredos, um conjunto de concepções filosóficas a respeito da melhor maneira de enfrentar a dor e o sofrimento. Sendo assim, há aspectos retóricos estóicos no drama senequiano, em especial na peça Troianas. Este artigo visa demonstrar e analisar tais concepções estóicas na peça em questão.

Políbio sobre Roma: Teorias gregas na descrição polibiana da constituição mista de Roma

Este artigo visa indicar, a partir do livro VI da História de Políbio, a aplicação de teorias políticas gregas para descrever o regime político de Roma entre a segunda metade do século terceiro e a primeira do século segundo a.C.

Os gêneros literários biográficos da Antigüidade Tardia e os evangelhos: continuidades e descontinuidades

This paper describes the analysis of relations between the canonical gospels and some of the biographical genre of late antiquity whose models somehow reveal important parallels with the Christian texts about Jesus.